Mais quixotesca do que nunca, a Companhia de Teatro Ícaros do Vale, é um sinal de luz, um legítimo ato de resistência cultural, uma demonstração apaixonada da garra e determinação da equipe que faz acontecer o teatro no nordeste de Minas Gerais.
2020 foi um ano muito difícil. A conjuntura política e econômica do país continua a exigir de todos nós firmeza, serenidade e motivação. Trabalhar com cultura, nesse contexto adverso, é um desafio gigantesco. Dizem que o Brasil é tão grande que resistirá a todas as suas crises, que irá superar suas dificuldades.
Que todos superem seus grandes percalços.
A Companhia de Teatro Ícaros do Vale, se enquadra nesse complexo painel nacional. Um dos mais antigos grupos de artes cênicas do estado enfrenta, um a um, seus momentos “tsunâmicos” – desde a extinção do Ministério da Cultura até a alteração do teto orçamentário para captação via leis de fomento e todo o descaso com os artistas nesta pandemia.
Resistimos.
Insistimos.
Perseveramos.
Abnegados e teimosos, não deixamos o barco do teatro afundar em mar tão tempestuoso. Isso nos orgulha. E esse orgulho se estende à cada Icariano que completará 25 anos de (r) existência.
Muitas ações e projetos estão sendo pensados com o apoio de vários amigos.
Descartamos aventuras econômicas. Somente pelo apoio e lealdade de patrocinadores sensíveis, conseguiremos fechar uma programação à altura da história deste grupo que é um orgulho para Araçuaí e o movimento no qual ele está inserido.
Para nós, e falo em nome de todos os que trabalharam nesta grande festa dos 25 anos, é motivo de orgulho apresentarmos em breve a programação. Espetáculos, shows, oficinas destinados a provocar sonhos e polêmicas, conversas e discussões acaloradas – como é sempre o papel de um bom evento de artes cênicas.
Parodiando o poeta, “resistir é preciso”.
Foi o que fizemos. Deu certo!
É o que estamos fazendo.
No dia 12 de Novembro de 2021 completamos 25 anos de CULTURA POPULAR.
Uma cultura social e política comprometida com a defesa de nosso povo.
(Luciano Silveira)
Diretor da Ícaros do Vale- Companhia de teatro
* Arte dos 25 anos de Tarick Haziz

Comments