top of page
Buscar
  • Foto do escritorANDRE TIXA ORSINE

EMPREENDEDORISMO SOCIAL – UM NOVO CONCEITO ENTRE OS EMPRESÁRIOS

porJosé Roberto Marques (portal IBC Coaching)


Um empreendedor social é aquele que apresenta e desenvolve soluções inovadoras para atender aos problemas sociais. São profissionais ambiciosos e persistentes, que se preocupam com as grandes questões sociais e estão em busca de ideias que tragam mudanças em grande escala.


Ser um empreendedor social significa visar à maximização do capital social a fim de realizar mais iniciativas, programas e ações para que uma comunidade, cidade ou região possa se desenvolver de maneira positiva e sustentável. O empreendedorismo social surge especialmente em contextos turbulentos, de crise e de desafios econômicos, sociais e ambientais.


O que é o empreendedorismo social?


Empreendedorismo social é um conjunto de ações empreendedoras que buscam a melhoria da sociedade. Para isso, os empreendedores criam medidas que podem, ao mesmo tempo, ser lucrativas e sociais.


Trata-se de um tipo de empreendedorismo que busca implantar medidas sustentáveis para conciliar os avanços tecnológicos e outros progressos sociais com um meio ambiente mais saudável e com boas condições de vida para todos.


Uma das metas do empreendedorismo social é reduzir as desigualdades sociais e econômicas por meio da criação de negócios que gerem não apenas dinheiro, mas que tragam melhorias em todos os setores existentes em uma sociedade. Essa forma de empreender busca uma forma de vida mais justa, em que o meio ambiente é preservado e as diferenças sociais são reduzidas de forma que todos tenham oportunidades iguais.


Qual a diferença entre o empreendedorismo social e o empreendedorismo tradicional?


O empreendedorismo tradicional é aquele por meio do qual as empresas oferecem serviços e produtos à sociedade. Assim, essas organizações conseguem lucrar e prosperar cada vez mais com aquilo que arrecadam com as suas vendas. No empreendedorismo social, também pode haver lucro, mas, nesse caso, existe também um grande objetivo de levar mais qualidade de vida às pessoas.


As empresas tradicionais até podem fazer algum tipo de ação em benefício de determinadas causas sociais. Já no empreendedorismo social, as causas sociais são o principal motivo da sua existência, e não um mero acessório para aumentar a sua visibilidade e simpatia com o público.


Outra diferença importante é que as empresas tradicionais segmentam o mercado com vistas a atender a um público-alvo específico, que possa pagar pelas soluções que comercializa. A empresa social, entretanto, vai ao encontro de populações carentes, marginalizadas e não atendidas pelo empreendedorismo clássico. Por isso, ela até pode ter fins lucrativos, mas o seu principal propósito é atender aos apelos de grupos mais necessitados.


Os três componentes do empreendedorismo social


Toda iniciativa de empreendedorismo social é constituída por três elementos. Confira quais são eles.


1. O diagnóstico

O primeiro passo para a implementação de um empreendedorismo social é a identificação de um problema, ou seja, de alguma injustiça que provoca a exclusão de determinado segmento da sociedade ou algum tipo de sofrimento ao planeta e à humanidade. Em geral, as pessoas mais impactadas por essas questões não têm recursos financeiros ou influência política para alcançar soluções.


Entre esses principais problemas, podem ser citados:


- Educação de má qualidade, analfabetismo e exclusão digital;

- Falta de moradia;

- Desnutrição e atendimento médico precário;

- Subemprego e desemprego;

- Exclusão social de determinados grupos: mulheres, negros, pessoas com deficiência, comunidade LGBTQIA+, entre outros;

- Violações aos Direitos Humanos;

- Problemas ambientais: maus tratos a animais, desmatamento, poluição, mau uso de recursos naturais (com incentivo ao desenvolvimento de energias renováveis, reciclagem e indústrias limpas).


2. A identificação da oportunidade


Após o diagnóstico desse problema, ele deve ser transformado em uma oportunidade de negócio, ou seja, a construção de uma empresa que ofereça algum tipo de solução às vítimas do problema. Esse trabalho é feito com a iniciativa do empreendedor e com a sua capacidade de formar equipes motivadas, criativas, inspiradas e com coragem para transformar a realidade.


3. A criação de uma nova realidade


A ideia é que, após a implementação desse novo negócio, os problemas sociais identificados sejam minimizados, oferecendo mais qualidade de vida à população afetada. Assim, o objetivo do empreendedorismo social se concretiza, não como uma simples empresa que deseja lucrar, mas que tem a finalidade de fazer do mundo um lugar melhor.


O que difere o empreendedorismo social, a assistência social e as ONGs?


À primeira vista, os conceitos de empreendedorismo social, assistência social e ONGs parecem bem similares, já que os três têm o objetivo de promover alguma melhoria quanto aos já citados problemas da sociedade. Contudo, existem sim algumas diferenças básicas entre eles.


O empreendedorismo social é uma iniciativa que tem o objetivo de resolver um determinado problema social e ampliar a sua atuação para áreas cada vez maiores. A prestação da assistência social, entretanto, fica sempre limitada a uma mesma localidade, restringindo o seu potencial de atuação. No empreendedorismo social, porém, a ideia é fazer com que esse negócio prospere e amplie cada vez mais a sua abrangência, em diferentes bairros, cidades e países.


Quanto às ONGs, elas também lutam pelas mesmas causas dos empreendedores sociais. Entretanto, essas organizações são completamente dependentes das doações de pessoas físicas, empresas, fundações e até mesmo do governo para manter as suas ações. No empreendedorismo social, porém, a empresa é autossustentável e pode gerar lucro. Essas instituições até podem receber doações de terceiros, mas não dependem delas para sobreviver e crescer.


Assim, o empreendedorismo social constitui um conjunto de atividades econômicas. As empresas desse tipo reinvestem os seus lucros em seu próprio progresso para promover ainda mais melhorias na sociedade.


O projeto "VALEMOS PELO QUE SOMOS" se transformou nesta pandemia e já ajudou mais de 1.500 famílias em BH e no Vale do Jequitinhonha. Por acreditar na capacidade de transformação e no poder da coletividade como fatores de desenvolvimento e capacitação, vem se destacando por seu potencial e pelo envolvimento dos filhos do Vale.


Sobre o projeto: AKA - VALEMOS PELO QUE SOMOS


Todos sabem que o esporte abre caminhos e forma pessoas melhores. Retirar jovens e crianças das ruas lhes dando oportunidade de trilhar novos caminhos, são tarefas difíceis. Por isso que o “VALEMOS PELO QUE SOMOS”, percebendo a necessidade de desenvolver um projeto que, atrelado ao seu principal foco, pudesse levar a essas crianças e jovens uma oportunidade de mudar seu destino com o aprendizado de um esporte, tornando-os pessoas melhores.

Movidos pela paixão do esporte, a ASSOCIAÇÃO DOS K-IAUZEIROS AUSENTES desenvolveu esse projeto de forma inovadora, criativa e transparente, fazendo a diferença dentro desta modalidade esportiva, onde através deste, deixaremos nossa marca de organização, agilidade e competência. A escolinha “VALEMOS PELO QUE SOMOS” é destinada às pessoas que buscam qualidade de vida, saúde e diversão através do futebol.

O presente projeto pretende utilizar o esporte em sua modalidade, o futebol, como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humano, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e principalmente um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade, já que irão frequentar um ambiente social e apaixonante devido o contexto da profissão.

Este projeto tem como objetivo a inclusão social a partir da atividade esportiva, contribuindo para melhora a qualidade de vida de crianças e adolescentes do Vale do Jequitinhonha, sendo assim uma alternativa para tirá-las das ruas e do perigo das drogas. Oferecer oportunidade da aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças e adolescentes, através da prática de futebol no âmbito de forma orientada e com acompanhamento técnico.

Neste sentido, o “VALEMOS PELO QUE SOMOS”, buscou proporcionar a eles benefícios não apenas no esporte, mas também no social proporcionando o alargamento das relações sociais, desenvolvimento do raciocínio lógico, melhoria na aprendizagem escolar, complementação curricular e desenvolvimento físico. O projeto ainda visa estimular e despertar talentos, dando início a uma formação profissional.

O intuito do nosso projeto para os jovens do Vale do Jequitinhonha é proporcionar aos jovens atletas uma atividade física, a prática esportiva, porque sabemos que através do esporte e cidadania, conseguiremos tirar das ruas os jovens e motivá-los a sair dos seus problemas, praticando um esporte.

Nossa meta é potencializar o esporte na região do Vale do Jequitinhonha, através do incentivo ao esporte e com isso esperamos o resultados abaixo:

  • Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade;

  • Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras;

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida (auto estima, convívio, integração social e saúde);

  • Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania);

  • Realizar a integração com as comunidades envolvidas através de atividades esportivas;

  • Divulgar os esportes na região como forma de incentivar novos praticantes.

Oferecer oportunidade da aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças e adolescentes, através da prática de futebol no âmbito de forma orientada e com acompanhamento técnico.







206 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-icone.png
bottom of page