top of page
Buscar
  • Foto do escritorANDRE TIXA ORSINE

Resultados: Projeto Valemos pelo que Somos - 2019 a 2022

AKA alcança números expressivos consolidando o projeto como referência no Vale do Jequitinhonha e reforçando o compromisso com o ecossistema social e com o propósito de promover o bem estar e a solidariedade.


Desde que demos o pontapé inicial ao AKA em 2006, sempre tivemos em nosso coração o desejo de fazer algo mais do que apenas encontrar para jogar bola. Àquela época, não tínhamos um ponto de encontro para os filhos do Vale e era muito raro reunir a turma. O sonho de mobilizar a colônia dos egressos do Vale do Jequitinhonha era o ponto de partida para o que viria a se tornar uma grande plataforma de mobilização social e solidária.


Durante anos, o crescimento pode ser percebido e constatado com a grande movimentação que ocorria aos finais de semana, o que propiciou ao AKA se tornar o ponto de acolhimento e símbolo de nosso povo.


Começamos o ano de 2023 levantando os resultados e projetando o futuro, com muita energia e positividade, porque mesmo com tantas adversidades e ainda pouco apoio, a nossa visibilidade extrapolou as fronteiras e podemos afirmar que o patamar alcançado hoje pela nossa agremiação, nos consolida não apenas como uma instituição referência na capital, mas como o principal agente transformador e mobilizador de empreendedorismo social no Vale.


Além dos expressivos resultados alcançados por meio das ações solidárias, campanhas e doações (https://valemospeloquesomos.apoiar.co/), conseguimos alcançar as crianças e adolescentes das nossas escolinhas esportivas Valemos pelo que Somos, ajudar famílias em situação de fragilidade e necessidade extrema, incentivar e patrocinar outras iniciativas e projetos esportivos e atuar como protagonistas em diversas outras ações promovidas por entidades, sociedade civil, além de eventos culturais, musicais e esportivos.


Estamos promovendo uma verdadeira ressignificação do que é empreender socialmente em uma comunidade, onde dividimos o posto de protagonismo com demais entidades e parceiros, sem competição e sem vaidades, onde o verdadeiro sentido e objetivo é promover a dignidade, a esperança e o acolhimento, como formas de inclusão social e de elevação da auto estima.


Aos poucos vamos ampliando o nosso Ecossistema Social, unindo esporte, saúde, educação, cultura, ações sociais em total sintonia, potencializando os resultados e aumentando a percepção de quem participa, de que há uma ampliação do sentimento de pertencimento, de cuidado, enfim da empatia voltada para o bem estar e senso coletivo.


Estamos orgulhosos dos números, mas de sermos hoje referência, de propiciar alegria e possibilitar sonhos.


Poder fazer parte de ações coletivas como a do Natal Solidário promovido pela ACIA-Araçuaí e demais entidades e sociedade civil no fim de 2022, onde foram arrecadados em torno de R$ 50 mil em brinquedos para o fim de ano das crianças carentes nos orgulha demais. É imensurável, saber que mesmo distantes 700 km, com criatividade, dedicação e união, podemos nos sentir parte, retribuir à nossa terra, ao nosso povo, as oportunidades que tivemos nesta vida. É uma conexão que vai além da nostalgia. Tem um significado que não há explicação, não tem palavra que defina.


E o que falar da primeira confraternização das escolinhas, com a doação de mais de 100 pares de chuteiras, brinquedos, bolas. E poder também ofertar e receber de volta carinho, afeto, gratidão, sorrisos.... Só quem experimenta o sorriso e a gratidão de uma criança para definir ou explicar o sentimento.





Enfim, o objetivo desta mensagem é agradecer quem escolheu caminhar conosco, quem nos apoia, participa, vibra e quem contribui de alguma forma, seja financeira ou mentalmente, porque estamos vivendo o crescimento de um movimento muito maior do que a gente mesmo pode compreender. É inimaginável, até para nós mesmos constatar e analisar os resultados, que são robustos e impactantes por compreendermos que é algo que fazemos em nosso momento de lazer, em apenas alguns momentos do nosso dia a dia na capital. Será que vocês já pararam para pensar nisto? O nosso projeto não é 100% dedicado e focado. Temos nossos empregos, nossos estudos, nossa família, enfim nossos sonhos e metas. Estamos transformando e nos transformando ao mesmo tempo. O projeto nasceu de um sonho, um sentimento onde o presidente sempre dizia: "Aproveitar o nosso momento de lazer para encontrar os amigos do Vale e reconectar com nossa terra e nosso passado é algo maravilhoso, mas já pensaram se a gente puder fazer algo também pelos nossos jovens? Uma logística social reversa? Poder ajudar na formação? Formar para potencializar? Oportunizar a eles o que nós não tivemos? Divertir é ótimo, mas poder divertir e ajudar o próximo é extraordinário, transcende, dignifica e humaniza".... Alguém duvida de que essa dupla de ataque "lazer e solidariedade" é a melhor do mundo? Acredite, funciona e mais que isso, faz um bem danado pra quem pratica.


E assim seguimos nosso propósito de transformar vidas, de conectar pessoas, de manter viva a nossa paixão pelo nosso querido Vale do Jequi. Divertindo e fazendo a diferença para crianças, adolescentes, famílias, projetos e sonhos.


Porque não valemos pelo que temos, Nós do Vale do Jequitinhonha, VALEMOS PELO QUE SOMOS.


E para quem quer fazer parte da nossa jornada, entre em contato, vamos conversar. Temos muitas histórias para compartilhar e sonhos a realizar. Seja um padrinho solidário, seja um akadiano, vamos contribuir com o esporte, com o social e fazer a nossa parte como cidadãos.

Contato: André Tixa Orsine: 31 99695-5825 / andreorsine@akanet.com.br

instagram: @valemospeloquesomos @akabhoficial


Nossa gratidão a Deus por nos dar saúde e possibilitar fazer parte deste sonho e a cada um aqui que faz parte desta corrente do bem, que sigamos peregrinando nas trilhas da utopia, vencendo e compartilhando sonhos, pelo bem estar coletivo.


Pelo que Somos, pelo que Queremos, Pelo que Sonhamos, Sou AKA, Somos do Vale, VALEMOS PELO QUE SOMOS


Números reforçam a importância do trabalho coletivo desenvolvido pelo AKA na Capital e evidenciam a entidade como um dos principais agentes sociais da Capital e do Vale do Jequitinhonha.

70 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-icone.png
bottom of page